Doação de brinquedo é uma ótima forma de ensinar solidariedade às crianças. Doar faz bem, e ensinar seus filhos a selecionar e doar os brinquedos deles, é preparar para a vida.
Moramos em apartamento e aqui é rotina, pelo menos duas vezes ao ano separamos as roupas que não servem mais, ou que não usamos tanto, e doamos. Liberamos espaço, deixamos o local em ordem, mas o mais importante, sabemos que outras pessoas farão uso.
Quanto aos brinquedos, entre setembro e outubro fazemos a seleção dos brinquedos. Sempre tem aqueles que as crianças não brincam mais, estão abandonados, sendo que poderiam estar alegrado a vida de alguma outra criança.
Então, quando os meninos começaram a entender, passaram a me ajudar nessa tarefa. Explicar o que será feito com o brinquedo, mostrar que nem todas as crianças tem a sorte de ter tanto brinquedos legais, pode ajudar nesse processo.
Respeitar a opinião da criança também é importante, não force, faça ela perceber que aqueles brinquedos poderão deixar outras crianças felizes.
Uma dica legal, é você explicar que sempre chegam brinquedos novos. Aqui em casa as datas são respeitadas, geralmente não damos presentes fora delas, então aniversários, dia das crianças e Natal, podem te ajudar nessa função.
Explicar que novos brinquedos chegarão e fazendo a doação de brinquedos que ele não brinca mais, pode ajudar no envolvimento e compreensão da criança.
Mas note que não é uma troca ou negociação, simplesmente um fato, ele realmente receberá brinquedos novos em breve e não terá necessidade de guardar o que não brinca mais.
Esse ano nós já fizemos a separação, e essa semana os brinquedos serão enviados.
E pra quem doar? Muitas instituição fazem esse trabalho, procure alguma de sua cidade, igrejas, ou grupos do seu bairro.
O que aprendemos cedo levamos para a vida! Por isso, mais do que falar, seu filho aprende através de exemplos, e mostrar desde pequeno a importância da solidariedade, faz com ele se torne uma pessoa melhor, e a sociedade agradece!