Você já conversou com seu filho sobre como os bebês nascem?

Você já conversou com seu filho sobre como os bebês nascem?

Entre tantos aprendizados, a maternidade também nos ensina como abordar determinados assuntos com as crianças. Curiosos e espertos, os pequenos nos fazem perguntas que, com a idade deles, nem imaginávamos fazer.

Aproveitar essas oportunidades é fortalecer um laço de confiança, pois quando nos procuram para perguntar, é porque confiam em nossas respostas.

Quando engravidei do Daniel {meu caçula} o Gabriel {meu primogênito} estava com 6 anos. E com o passar dos dias, dos meses, a barriga começou a ficar cada vez maior, e junto cresceu a curiosidade do pequeno.

como os bebes nascem
É natural, vendo a barriga da mãe crescendo, que a criança queria saber como o irmão irá sair dali! (imagem pixabay)

Um belo dia, assistindo televisão juntos ele soltou o: Mamãe, como o Daniel vai sair da sua barriga?

Tive o Gabriel de parto normal, e acabou sendo a forma que expliquei como seria o parto do Daniel…

Lembro-me de falar que a barriga ia continuar crescendo, porque o bebê leva um tempinho até ficar todo formadinho, e quando isso acontecer, ele começará a tentar sair. É nesse momento que a mamãe vai para o hospital, e você ficará na casa da vovó {já achei melhor avisar}, e lá no hospital vou fazer uma força, uma grande força, para ajudar o bebê a sair.

Então, ele saíra próximo de onde a mamãe faz xixi, que é diferente de onde você faz xixi, né?

E assim o assunto foi encerrado!

Daniel foi mais precoce, e perguntou aos 4 anos. Na antiga escola dele, uma das proprietárias {mãe de um dos amiguinhos} estava grávida e ele via sempre.

E foi mais ou menos o mesmo processo do Gabriel, ele ficou analisando a barriga dela crescendo, e a dúvida pairou em sua cabeça… Mãe, como o bebê da tia Érica vai sair da barriga dela?

Expliquei como foi comigo, da mesma forma que expliquei para o Gabriel {não sei como foi o parto dela}, mas para meu filho contei a minha experiência. E ele aceitou!

Chega a ser engraçado, mas as vezes criamos um bloqueio para contar a realidade para os pequenos, e eles assimilam com uma naturalidade surpreendente.

Esses dias vi uma foto circulando nas redes sociais, e quando você começa a vê-la muitas vezes, é porque o assunto está bombando.

como os bebes nascem
Brincar é natural, e tirar as dúvidas dos filhos também deve ser tão natural quanto! (Foto reprodução/facebook)

Confesso que minha primeira impressão foi, eles estão brincando de como nascem os bebês…

Brincar é a forma das crianças vivenciarem suas experiências, brincar de professor (a), de médico (a) se espelhando no pediatra, de policial ou bombeiro, por considerarem profissões corajosas.

Fui pesquisar a fundo a origem da foto, e descobri que a mãe, Gabriela Prado, é doula. Então é natural que os filhos dela brinquem com algo que é a profissão da mãe, como ela ensinou.

Talvez, se a mãe fosse outra, a maneira de brincarem de parto seria diferente. Tudo depende de como é passado… Eu contei sobre o parto normal, ela sobre o natural e você pode contar sobre a cesárea, se essa foi sua experiência.

Me nego a falar das críticas que a mãe recebeu, por dividir algo que é tão natural em sua família.

É algo tão simples, cada mulher escolhe o parto e também a forma que educa seu filho. Se achou legal, incorpora em sua vida e de seus filhos, se não achou, pula e passa para frente… o que não pode é perder o respeito. Isso na verdade é uma coisa que devemos ensinar às crianças, respeito as escolhas, as diferenças…

One thought on “Você já conversou com seu filho sobre como os bebês nascem?

  1. Oi, Cá.

    Realmente as perguntas são inevitáveis, mas acho que tudo tem sua hora para saber.
    Amei a atitude dessa mãe que postou esta foto que achei linda e não vejo nenhuma maldade nisso, como vi que muitos julgaram nas redes sociais.

    bjs,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *