Como escolher o pediatra – 5 dicas que podem te ajudar

Como escolher o pediatra – 5 dicas que podem te ajudar

Mãe é um bicho desconfiado! E quando se trata do filho o nosso questionamento triplica {no mínimo}!

E como escolher o melhor pediatra para cuidar do seu bem mais precioso?

como escolher o pediatra

O bebê será acompanhado bem de pertinho no primeiro ano, e esse será o melhor “teste drive” que você fará com o pediatra. Por isso é legal já defini-lo durante a gestação.

Conhecer o consultório, sua rotina {se é fácil falar com ele e conseguir encaixes em sua agenda}, mas saiba que isso não é garantia de sucesso na primeira escolha. Como falei, o teste será no decorrer das consultas, e nada impedirá que procure outro caso o profissional não se adeque as suas necessidades.

A pediatra dos meus filhos foi minha pediatra e de meu irmão, acho que isso ajudou bastante, pois já tinha confiança. Mas algumas dicas podem te ajudar nessa escolha:

1- Tempo de consulta

O tempo de consulta é muito importante, e isso não só com pediatra. Médicos que atendem rapidamente, não dão espaço para o paciente explicar e tirar suas dúvidas não passam credibilidade. Sabemos, e devemos respeitar a agenda do médico {e muitas vezes é apertada pelo número de procuras}, mas a consulta deve ter uma duração mínima, onde ele examine a criança, dê o diagnóstico e tire as dúvidas da mãe.

Nunca saia com dúvidas da consulta, nenhuma pergunta é boba!

2- Atenção nas consultas

O médico deve estar atento à todas as informações da mãe e não desmerecê-las, pois em muitos casos os detalhes dados pelo responsável da criança ajudam no diagnóstico. Então, se você não se sente ouvida pelo médico, pode ser um sinal que ele não é de confiança.

3- Disponibilidade

Agenda apertada pode ser um bom sinal, pois entendemos que grande procura é sinal de que o pediatra é bom. Mas também não é legal longos períodos para conseguir uma consulta e isso pode ser empecilho caso precise de uma data com mais urgência.

Esse item pode ser resolvido com consulta de encaixe, já que muitas secretárias deixam alguns horários livres para esses casos. Com a pediatra dos meninos, ela deixa dois horários no início do dia.

4- Agilidade no retorno

Muitas vezes a dúvida pode ser tirada pelo telefone, ou falando com o pediatra, ou mesmo através de um recado que a secretária pode transmitir.

Isso pode ser algo importante, e um alívio para os pais em determinadas situações.

5- Indicação

Pediatras indicados por familiares e amigos podem ser uma ótima opção, pois você pode tirar várias dúvidas dos itens acima, falando com quem é paciente.

Mas lembre-se, o que funciona para outros pode não funcionar para você. Muitas vezes suas expectativas e exigências são outras.

Enfim, não se prenda a um profissional por comodismo ou medo de mudanças, caso esteja insegura. Mas, se achar um pediatra que lhe transmita confiança, não deixe-o escapar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *