Boias e suas dúvidas!

 Existem vários modelos de boias e forma de usá-las, mas você sabia que existe uma indicação por faixa etária?

Aqui em casa temos a boia colete e as de braço. Lendo várias matérias e relatos, me assustei com a realidade.

boia infantil
Boa infantil de assento (imagem da internet)

Sobre a baia assento, só ouvi opiniões positivas, pois a criança fica confortável e segura, podendo ser usada quando o bebê começar a ficar sentado {firme} até aproximadamente 1 ano e meio. A partir dessa idade a criança é mais agitada, podendo sair da boia, e aí morar o perigo.

Nunca usei esse modelo, mas observando outras mamães com seus bebês tive a impressão de ser muito confortável.

boia infantil
Boia infantil de braço (imagem da internet)

 

As boias de braço, essas já tivemos várias, li  informações sobre a criança ficar incomodada, e não querer usar. Bom, aqui em casa se deixar não usam nenhuma! Mas eu acho que ela auxilia muito. Digo auxilia, pois não deixamos sozinhos nem um minuto. O Gabriel está grande não usa mais boia, mas mesmo sabendo nadar estamos sempre de olho…


Acredito que não podemos marcar bobeira, um minuto é suficiente para acontecer um acidente. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria indica essas boias de braço para maiores de 4 anos, por considerar de fácil remoção.

boia infantil
Boia infantil colete (imagem da internet)


Sobre as boias coletes, a Sociedade Brasileira de Pediatria indica para crianças até 4 anos, por considerar que a criança terá dificuldade para retirá-la.

Mas foi justamente nessa última boia que li muitos casos de acidentes, pois a criança pode virar para frente e não conseguir voltar para posição, podendo se afogar caso não haja responsável por perto.

Por isso não fiz esse texto para indicar a melhor boia por faixa etária, mais sim para alertar as mamães e papais, que as boias auxiliam, mas não devem ser a única forma de cuidado com a criança na piscina. O adulto deve estar sempre ao seu lado.

Converse com o pediatra do seu filho, para que possa orientá-lo corretamente.