Bichinho de estimação e seus benefícios para a criança

Bichinho de estimação e seus benefícios para a criança

A maioria das crianças em determinado momento da infância pedem um bichinho de estimação. Comigo foi assim, aos 5 anos, foi amor a primeira vista… a Laica era uma linda filhotinha de uma cachorra sem lar, e com muito diálogo e algumas lágrimas, convenci minha mãe que ela deveria morar conosco.

Posso falar que aprendi muito crescendo junto com minha mestiça pastora alemã! Mas nada como uma especialista para abordar o assunto. Conversei com a psicóloga e proprietária do Núcleo Corujas, Raquel Benazzi,  que explicou que esse contato é importante em qualquer idade.

O pet realmente oferece carinho, conforto, entretenimento e amor para qualquer idade do ser humano, isso ajuda sua interação social e aumenta a auto estima, além de muitas vezes facilitar uma atividade física, os cuidados e responsabilidades com os outros.

Além desses benefícios, eles também tornam os pequenos mais responsáveis, estimulando a autonomia.

“Na infância, essa relação com o animal traz uma vida repleta de aprendizados, onde se tem que respeitar o espaço do outro, cuidados básicos como higiene, alimentação, passear, a responsabilidade do cuidar, além de trabalhar questões de carinho e amor nas brincadeiras e interação. O pet muitas vezes estimula e facilita a relação entre as crianças, que irão se aproximar para brincar com o bichinho”

Ela ainda frisa o trabalho que pode ser feito através dos animais, pois esse contato pode ser trabalhado de forma terapêutica.

“O pet pode exercer uma função terapêutica a todos os envolvidos, pois trabalha questões humanas como: vínculo, amor, carinho, saudades, luto, raiva, cansaço, brigas, etc. Hoje os pets também são considerados como uma forma de terapia, mais conhecida como terapia com animais que vem ganhando espaço em hospitais, centros de apoio psicossocial a idosos e crianças e escolas. Há também o crescente uso do pet como uma terapêutica com pessoas com Transtorno do Espectro Autista.”

Ela também enumera 10 benefícios para quem tem bichinho de estimação:

1­- eleva os níveis de imunidade;

2­- ganho de consciência corporal para criança e ajuda no desenvolvimento neuropsicomotor;

3- facilita e favorece a socialização, trazendo maior conforto e aconchego ao dia a dia;

­ 4- os donos entram em contato com uma gama de sentimentos bons e ruins, como em todos relações: impaciência, carinho, raiva, cansaço, amorosidade, atenção, preocupação e outros. É uma maneira de experimentar e vivenciar as trocas afetivas que ocorrerão a vida toda;

5-­ reduz da pressão arterial, diminui os níveis de adrenalina e libera a acetilcolina, favorecendo um estado de tranqüilidade;

6-­ ajuda a combater a depressão e eleva autoestima, pela segurança, trocas de carinho e companhia;

7-­ libera serotonina e dopamina (mais conhecidos como hormônios da felicidade) durante a interação, lambidas, brincadeiras e demonstrações de afeto;

8-­ incentiva práticas de atividades físicas ­ muitos donos fazem atividades com seu animais como caminhadas, surf, natação. Há estudos que também avaliam que as crianças com animais são menos sedentárias e tem menos problemas de alimentação;

9- desenvolve responsabilidade, empatia, organização, atenção e cuidados ao outro;

10- diminui da sensação de solidão, desamparo e falta de sentido.

Se você gostou da ideia, e está pensando em providenciar um animal de estimação para seu filho, é melhor dar uma pesquisada nas melhores espécies para isso.

Dependendo da idade da criança, alguns animais são mais indicados que outros, e tem uma matéria bem legal no Delas.

Mas lembre-se, também existe a opção de adotar animais abandonados ou que estão na rua, além de todos os benefícios citados acima, você também estará ensinando a solidariedade ao seu filho.

Caso queira entrar em contato com a psicóloga que contribuiu com o texto, Raquel Benazzi e sua sócia Luciana Romano, elas atendem em Jundiaí e São Paulo, o site é www.nucleocorujas.com.br ou através do facebook.

4 thoughts on “Bichinho de estimação e seus benefícios para a criança

  1. Aqui temos 2 gatinhos e realmente após a vinda deles pra casa pude notar muitas mudanças nas crianças. O cuidado, o carinho e toda a atenção que eles tem com o Pedro e a Cindy me fazem ter certeza que ter bichinhos de estimação é muito importante para o desenvolvimento e crescimento pessoal de ambos.
    Beijos e ótimo post.

  2. Sempre tive um animal de estimação durante a minha infância, não só acho que são companheiros
    mais também, trás muitos beneficiosos, e dentre os que você citou aqui não só concordo com todas e ainda fortaleço que diminui sim a solidão.

  3. Amiga, amei a abordagem.
    Eu fico pensando muito nisso, pois Joseph é filho único… no entanto, fico muito preocupada por morar em um apartamento… acabamos por estar limitados.
    Mas, coração palpitou ao ler tantos benefícios para os nossos pequenos a convivência com um bichinho de estimação…
    bjs

    1. cpagamisse

      Verdade Cris, é o dilema espaço X bichinho de estimação…
      Também vivo essa dúvida, mas são tantos benefícios, né?
      Beijos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *