Baú de Menino

As regrinhas para visitar o bebê

Tem bebezinho novo na família, ou daquele casal de amigos queridos? Nós ficamos ansiosos querendo conhecer a criança tão esperada, e as vezes esquecemos das regrinhas básicas de visita, que não deveriam nem ser explicadas, todos deveriam saber, mas…
 
Imagem da Internet
 
Muitas pessoas acham frescura, que não há necessidade para tantos cuidados… eu não acho não! A imunidade do bebê é vulnerável, ainda está se adaptando a sua nova realidade. E é esperado o mínimo de bom senso das pessoas. 
Busco me colocar sempre no lugar da pessoa (nessa e em outras situações), e analisar como me sentiria em determinada situação. Já esperei por um bom tempo para visitar bebês, porque estava naquele esquema de um passar resfriado para o outro.
REGRINHAS PARA VISITAR O BEBEZINHO
 
1 – As visitas devem ser curtas:
Não pense em ir almoçar ou jantar, não é o momento certo! A mamãe e o bebê ainda estão se adaptando a rotina, e depois de tantas mamadas e trocas de fraldas a mãe quer aproveitar o soninho do filho para também descansar. 
 
2 – Evite aglomerações:
Dê uma ligadinha antes da visita, e pergunte se mais alguém está planejando ir no mesmo horário. Muita gente no mesmo ambiente não faz bem para o pequenino.
 
3 – Tem filhos:
 Vai visitar o bebezinho e você tem criança pequena, lembre-se, pode ser fofinho a criança interagir com o pequenino, mas ele acabou de nascer, não tomou todas as vacinas necessárias, e crianças podem transmitir doenças. Evite que seu filho faça bagunças e não deixei ficar em cima do bebê. Fora que tem a moleira, né?
 
5 – Está doente, não vá:
      As vezes ficamos preocupados pensando que os pais vão achar que não estamos ligando para o nascimento. Ligue e explique a situação, eles irão entender, e agradecer, pois a criança e a mãe estão sensíveis nesse período!
 
6 – Lave bem as mãos:
      Higiene sempre é importante, e se está pensando em carregar a criança, capriche na lavagem das mãos, estendendo até a altura dos cotovelos.
 
7 – Deixe as flores no jardim:
       Eu recebi flores e amei! No hospital não e permitido, e analisando com cuidado, por mais lindo e carinhoso se seja o gesto, caso a mãe tenha alergia ou a criança por ser pequenina pode ter algum problema.
 
8 – Beijar as mãozinhas:
     Isso me irrita profundamente! Não apenas nas visitas para recém-nascido, mas para os bebês em geral. Eles colocam muito a mão na boca, todos eles, é instintivo, e se a pessoa beija as mãozinhas automaticamente eles levarão os vírus e bactérias que podem ter sido passadas. E como a imunidade do bebê é menor do que a de um adulto, a doença que a pessoa não desenvolveu pode ser desenvolvida pela criança.
 
9 – Lembrancinha não é brinde:
Juntamente com o enxoval, a mamãe planejou as lembrancinhas de nascimento, com carinho e cuidado para ninguém ficar sem. Geralmente leva-se em conta o número de famílias que irão visitar, mesmo porque as lembrancinhas são caras. Então, se a mamãe entrou apenas uma, é porque ela planejou dessa forma.
 
A única coisa que acho que as gravidinhas devem tomar cuidado ao planejar as lembrancinhas, é que se for algo de comer e na família que irá visitar houver criança (s), tente entregar discretamente para a mãe, pois não sabe se a criança tem alergia, e se for mais de uma criança, eu acho que deveriam dar lembrancinha por criança.
 
10 – Vai tirar foto, tira o flash:
No meio do bate papo permitiram tirar foto do baby? Então tira o flash, pelamor! Se já agride os nossos olhos aquela luz que ofusca tudo, imagina nos olhinhos delicados do bebezinho.
 
11 – Não fume:
Se fumar não faz bem para você que optou por fumar, imagina para o bebezinho?! Nananinanão! Sem cigarros… Ah, isso vale para horas antes da visita, viu! Não adianta ir com o hálito e roupas com o cheiro de fumaça.
 
12 – Deixe o celular no modo silencioso:
O barulho incomoda e muito os adultos, imagina os pequenininhos! Então, curta o momento da visita, ela será rápida mesmo, e desligue ou deixe o celular no modo silencioso, assim você não precisa pedir desculpas pelo barulho e o bebezinho não assusta.
 
Se a sua visita já era esperada e comemorada pelos papais, será muito mais prazerosa com esses cuidados básicos e tão importante. Detalhes podem ser simples para quem visita, mas é de extrema importância para os papais preocupados com seus filhos.
 
             gnt.globo.com