Sobre amamentação

bebe.abril.com.br
 

Quando descobrimos a gravidez, deveríamos receber os parabéns e um aviso de que a maternidade não é como nas novelas e filmes. Temos que nos cuidar direitinho para não ter problemas gestacionais, nos informar sobre parto, amamentação e cuidados com o bebê

E como essa semana (01 de agosto à 07 de agosto) foi a Semana Mundial do Aleitamento Materno, vim falar um pouquinho sobre esse dom feminino que faz tanto bem!

O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que pode oferecer ao seu filho. Além de ser muito importante para a mamãe também. 

Sobre amamentação – Seus benefícios


Você sabia que a produção de leite se inicia durante a gestação? Pode reparar, entre as mudanças de seu corpo, o seio fica dolorido, as veias mais escuras e surgem bolinhas ao redor dos mamilos. Tudo isso está relacionado a produção de leite. É seu organismo se preparando para a chegada do bebê!

E quando o bebê nasce, essa produção aumenta. Isso porque com a retirada da placenta os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem e é o sinal para a liberação de outro hormônio, a prolactina, que avisa ao organismo para aumentar ainda mais a produção de leite.

Já ouviu falar do colostro, né? Ele é o primeiro a descer. É viscoso e meio transparante, rico em proteínas, o colostro possui muitos anticorpos (imunoglobulinas), que são fortificantes naturais para o sistema imunológico do bebê.

Depois da descida do colostro, o leite materno vai se modificando para nutrir todas as necessidades da criança.

Sempre quis amamentar, amamentei exclusivamente os 6 primeiros meses dos meus dois meninos, e mantive até 1 ano e 8 meses do Gabriel e até 2 anos e 8 meses do Daniel, mas hoje penso que poderia ter me informado melhor na primeira gestação! 

Acho muito importante a conversa com o ginecologista sobre o preparo dos seios, além de dúvidas da amamentação. Quanto mais informação melhor… 

O seio pode rachar, sangrar e doer, mas se bem cuidado e tratado, volta ao normal para curtir uma amamentação tranquila. Com meu primeiro filho aconteceu de machucar, mas o que mais me assustou é achar que ao colocarem o bebezinho no meu colo, ele já sairia mamando, e não foi bem assim…

Foi uma pequena lutinha para que o Gabriel encontrasse o caminho, sentisse o gostinho e não parasse mais de mamar. Você sabia disso? O bebê tem uma reservinha de alimento e um prazo para que aconteça a primeira mamada, não pode se desesperar (como fiquei) e deve estar acompanhada de um profissional que ajude nesse momento.

Com calma, e buscando a foma correta, você consegue acertar!

Além disso, acho muito importante  preparar o seio. E falando nisso, sabia que existem 4 tipos de mamilos? Eu não sabia até falaram que o meu tinha o mamilo plano… Haaaa após um parto normal, que por mais lindo e especial que seja o momento, você está ali em uma situação bem fora do comum, pelo menos para para você, e aí ao tentar amamentar seu filho, eis que a enfermeira analisa seu peito? Para aeeee!

Mas depois descobri que é importante saber sim!

Dependendo do tipo de mamilo você deve se preparar de uma forma diferente.

Confira a ilustração abaixo:

 Você também pode tomar banho de Sol nas   mamas,   durante   aproximadamente    15 minutos, entre o horário das 8 às 10 horas. Isso porque esse procedimento deixa a pele do mamilo mais resistente.

A bucha vegetal é meio contraditória, alguns médicos indicam outros não. Existe o perigo da mulher exagerar no uso e acabar machucando o mamilo, e o que era para ajudar, acaba prejudicando. O melhor e conversar com seu médico.

Como dito antes, é bom conversar com o médico durante a gestação, e já ficar prevenida quanto as rachaduras nos mamilos. Se isso acontecer, e bom ter em casa vaselina pura ou produtos à base de lanolina. Peça indicação ao especialista.

Com informação e cuidados, você terá uma amamentação tranquila e um bebê saudável! E curta muito essa fase deliciosa…

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

2 thoughts on “Sobre amamentação

  1. Obrigada por ter lido e gostado!
    Não é fácil mesmo! Machuca e não dá o tempo de cicatrização, pois com amamentação exclusiva e livre demanda, por mais que intercale os seios, logo é a vez do que está machucado. Isso quando não estão os dois feridos!
    Sei bem, pois na primeira gestação foi assim…
    Parabéns por ter insistido e vencido! O nosso melhor presente é a saúde deles e esse contato único!
    Beijos,
    Camila
    Ah, acabei de deixar um recadinho no seu blog, adorei a indicação do filme!

  2. Excelente post!!! Nunca achei que a maternidade fosse tão difícil. Chorei muito quando meu mamilo rachou, chorava mais ainda quando a Manu acordava porque sabia que tinha que dar mamá. Mas passei por isso, e hoje com 9 meses ela ainda mama!!!

Comments are closed.