Comprando colchão para criança

Entre os cuidados que devemos ter com as crianças, o colchão não deve ser esquecido.
Uma boa noite de sono é muito importante para a criança, 
e o colchão correto é primordial.
 
     Se para um adulto uma noite de sono bem tranquila é importante, imagina para uma criança… O sono é um processo fisiológico ativo e dinâmico, de extrema importância para as funções corporais e do desenvolvimento.
     O hormônio do crescimento é produzido durante todo o dia, mas é a noite que essa produção se eleva, principalmente no sono profundo. A Karen Paz, consultora do sono, já falou um pouco sobre o sono dos bebês. E, apesar da quantidade de horas dormidas diminuírem, conforme a criança vai crescendo, a importância não se altera.
 
      A atenção também deve ser dobrada na adolescência, pois os hormônios nesse período deixam o ciclo do sono alterado, tá aí o motivo deles terem sono em horários que antes não tinham. Fora que noites bem dormidas são favoráveis à memória, além dos benefícios físicos.
 
      Todos sabemos que o colchão é super importante quando o assunto é o sono, mas você sabe como escolher o colchão para seus filhos? Entrei nesse assunto, porque aqui em casa estamos trocando os três colchões. O meu (e de meu marido) de casal, o do Gabriel (11 anos) e do Daniel (4 anos).
 
      E são tantas densidades, variando entre espumas e molas, que me aprofundei no assunto…
 
    Para os bebês e crianças até 3 anos, o aconselhado é um colchão de espuma confortável, com grau de firmeza que minimize riscos de complicações. Li vários artigos, e a recomendação para essa faixa etária é a densidade 18 ou 20 (D18 ou D20). Mas atenção, muito importante estar sem plástico, ser plano e firme, além de não deformável.

     As medidas do berço ou cama devem ser respeitadas, ou seja, não devem haver sobras ou vãos. Virar o colchão uma vez ao mês, também é indicado.
 
      Para crianças maiores de 3 anos até 8 anos, o colchão recomendado é o de espuma, com densidade 28 (D28). Após esse idade, pode-se analisar a melhor escolha pela tabela de densidade:
 
As densidades marcadas com o asterisco (*) são as mais adequadas para aquela faixa.

       Para as crianças maiores de 8 anos, o colchão de molas pode ser uma opção, mas, nesse caso, o melhor é o de molas bonnel. Mas lembre-se, não adianta escolher um produto pensando em uma duração muito grande, pois o colchão deve se adequar a determinada faixa etária.

    Sobre a troca do colchão, os fabricantes recomendam trocar o colchão de espuma a cada 5 anos e o de mola, a cada 10 anos. Já os travesseiros duram, em média, dois anos, mas isso depende do uso.
 
    É muito importante observar se o material não afunda muito ao longo da noite, e não esquecer que eles têm uma vida útil, devendo ser substituído, respeitando o tempo de cada um.