Baú de Menino

6 dicas para inclusão de crianças em casamentos

Quando falamos de crianças em casamento, logo pensamos nas daminhas e pajens, mas existem muitas outras crianças que vão à festa. Lembre-se, tanto os padrinhos quanto os podem ter filhos, e é de uma delicadeza incrível pensar na festa também para esses pequenos festeiros.

Essa semana li um texto (site da Uol) que me deixou perplexa e me fez refletir…

Uma noiva enviou o convite de seu casamento, onde deixava bem claro que crianças não eram bem-vindas, na verdade, os pais não poderiam levar as crianças.

Primeiramente acredito que os lugares onde meus filhos não são bem-vindos, certamente não é um lugar para mim. Aquela máxima, “quem meu filho beija, minha boca adoça!”.

Acho que seria muito mais elegante avisar aos convidados que o local da festa possui pontos perigosos, como piscina e lago, que não é um ambiente pensado para criança, e que os pais deveriam redobrar a atenção. Cabendo aos pais a decisão de levá-los ou não…

No meu ponto de vista, o veto das crianças em casamentos parece um caso de exclusão, no momento em que muitos lutam pela inclusão.

Como falaram que esse “lance” de casamento sem crianças pode virar moda (li que em alguns países isso já acontece faz tempo), acho que cabia um texto incentivando a inclusão dos pequenos. Assim separei 6 dicas para inclusão de crianças em casamentos, para arrasar na festa e conquistar os pais convidados.

1- Banheiro com fraldário e banheiro família

Os noivos e cerimonialistas pensam no espaço onde ocorrerá a cerimônia ou a festa, e é sempre legal dar uma atenção aos banheiros.

Ambientes que possuem fraldário (equipado) e banheiro família, ganham um lugar no coração dos pais. Muitos noivos pensam naqueles kits com curativo para os pés dos convidados, que dançaram muito e fizeram bolha, e que também possuem aqueles remédios para quem exagerou na comilança e bebida.

E porque não ter um espaço com trocador e lencinhos umedecidos?

2- Cardápio com opção infantil

O cardápio da festa é feito pensado no horário da cerimônia, no estilo… Por que não pensar nas crianças? Algumas opções nem precisam ser adaptadas, porque as crianças gostam.

Mas outras não são atrativas aos pequenos, e aí sim poderiam receber algo especial para crianças.

3- Recreadores

Assim como muitos noivos não abrem mão de DJ e garçons, uma ótima ideia para entreter as crianças são os recreadores.

O gasto não é tão alto, e as crianças vão amar!

Uma dica, se o espaço locado para a festa não tiver brinquedos e você optar pelo aluguel de brinquedos (item abaixo), muitas empresas sedem os recreadores gratuitamente.

4- Espaço para brinquedos

O aluguel de brinquedos já virou moda entre as mães que optam pela famosa festa em casa (sou dessas). Então não é muito complicado criar um espaço com pula-pula, piscina de bolinhas e cama elástica.

Não precisa sem no salão onde estão as mesas (até acho melhor que não seja), mas um espaço a parte destinado às crianças.

E se os noivos quiserem incluir as crianças maiores, jogos eletrônicos são uma ótima opção, e que agradarão não apenas as crianças.

5- Lápis, giz de cera e papel

Ter a opção de lápis de cor, giz de cera e papel parece clichê, mas quem tem criança em casa sabe que funciona muito.

Muitas mães tem o costume de levar em suas bolsas, mas acho de uma delicadeza incrível entregar um kit desses na entrada da festa, na hora que os nomes dos convidados são conferidos na lista.

6- Ateliê para pintura e acessórios

Gabriel foi pajem no casamento da madrinha do Daniel (eu estava grávida e também fui madrinha do casamento). Achei super legal o camarim! As crianças curtiram demais… (dá para ver a alegria do Gabriel na foto, né?)

As crianças ficam alucinadas quando os noivos liberam a pista de dança e usam aqueles acessórios que brilham!

Já imaginou um cantinho onde elas podem se produzir para curtir a dança?!

Enfim, tudo depende das possibilidades dos noivos em gastar, mas pequenas modificações como o banheiro, o cardápio e o kit com giz e papel, fariam muita diferença!

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST